Posso fazer mais de uma cirurgia ao mesmo tempo?

A escolha desta opção tem alguns benefícios, como ser anestesiado apenas uma vez e ter um mesmo período de recuperação. Dessa forma, o paciente para suas atividades apenas uma vez, já que as cirurgias necessárias foram feitas simultaneamente. A cirurgia conjunta pode reduzir tambémd os custos com hospital e equipe médica, porque tudo ocorre em uma única intervenção.
O paciente também se sente mais satisfeito por ver o resultado mais completo logo, aumentando o grau de satisfação em relação ao procedimento. Alia-se, então, comodidade e praticidade. Os procedimentos que usualmente são realizados juntos incluem: mamoplastia + abdominoplastia, mamoplastia + lipoescultura, cirurgia de orelha + rinoplastia, lifting facial +cirurgia das pálpebras, abdominoplastia + lipoescultura + aumento das nádegas. São correções diversas que podem ser combinadas.
Mas para você ser um candidato a realizar cirurgias combinadas, precisa realizar uma avaliação bastante criteriosa com o cirurgião, não podendo haver nenhum problema de saúde ou riscos associados(tabagismo, sobrepeso, problemas clínicos, uso de medicações). Os exames pré operatórios devem estar todos sem alterações.
Também são levados em conta o tipo de cirurgia a ser combinada com outra, sendo alguns procedimentos mais longos e complexos que outros. A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é de que nenhum procedimento combinado ultrapasse um total de 5 horas de duração, pois cirurgias muito longas favorecem o risco de complicações como trombose e embolia.
Enfim, muitos pacientes desejam realizar os procedimentos juntos na mesma cirurgia, mas nem sempre isto será possível. Quem tomará a decisão será o cirurgião plástico, levando em conta as cirurgias propostas e o histórico de saúde do paciente.
Um cirurgião ético e cauteloso, sempre irá tomar a decisão mais segura para seu paciente, sem submetê-lo a riscos desnecessários.
Por isso, converse com seu cirurgião e ouça o que ele tem a falar, pois ele certamente saberá a melhor abordagem a seguir!